Dicas Práticas

Na lista abaixo colocamos links para textos, imagens e palestras sobre vários temas atuais para auxiliar no dia-a-dia de suas aulas.

Após clicar no ícone dos arquivos, lembre-se que você pode editar o formato .DOC após o download e adequar melhor o material às suas demandas.

Dê uma olhada e aproveite!

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pWHBnelpBQ1hUTVE

Aprendendo com jogos e sites

Citamos alguns exemplos de jogos e brincadeiras disponíveis na internet que podem ser usados por professores em sala de aula para desenvolver leitura, escrita, raciocínio lógico, conhecimentos sobre física, gêneros textuais, entre muitas outras habilidades e conteúdos.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pX1Y1VWNlZU95TEk

Aprendendo com múltiplos textos em ambientes digitais

Muitos estudos mostram que os alunos têm dificuldade de avaliar e de integrar informações de diferentes fontes. Sendo assim, precisamos ajudar nossos alunos a verificar a autoria, a pertinência e a confiabilidade dos dados, além de compreender os conteúdos, discernir o que é mais relevante, ser capaz de tecer comparações entre informações de fontes distintas e, por fim, se posicionar a partir de suas conclusões sobre o assunto pesquisado.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pQl84MjVYMDdQSkk

Aprendendo com os erros

Em uma palestra no TED Talk em 2010, uma professora americana de história, Diana Laufenberg, fala sobre: “Como aprender? Com os erros”. O video está disponível na internet, com legendas em português. Além do link para a palestra, o arquivo dessa dica traz ainda algumas sugestões de Diana para ajudar os alunos a encontrar seus próprios caminhos para aprender na escola.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pOEZ3aDlGMWxWOVk

Bolhas e quadros: organizando a informação

Transformar o texto em alguma outra coisa é uma boa forma de trabalhar a compreensão textual, pois ajuda os alunos a destacarem as ideias mais importantes e estabelecerem as relações entre elas. Existem inúmeras formas de fazer isso: tecer comentários sobre os conteúdos lidos em uma roda de conversa, no blog onde o texto foi encontrado, em uma postagem nas redes sociais. Vamos focalizar aqui a transformação de um texto em uma imagem, tais como um gráfico de bolhas (mapas conceituais, organogramas, fluxogramas) e quadros T.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pbDNmcDBydFNQdkU

Checklist de estratégias de leitura

O arquivo dessa dica traz um quadro com uma lista de estratégias para serem executadas antes, durante e depois da leitura, além de tópicos a serem considerados na avaliação da leitura e na autoavaliação por parte do aluno.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pc0xPRVozVkFTSWc

Construção colaborativa do conhecimento

O arquivo dessa dica traz um breve texto incentivando modelos colaborativos de aprendizagem, que podem se dar com trabalhos em grupo, em que os alunos discutem entre si, levantando perguntas e buscando respostas com o direcionamento do professor, mas com o mínimo possível de intervenção dele.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pN1hMSWxKM3ZGQmM

Dicas para usar o Google como um expert

A internet é gigantesca. Na verdade, ela não tem fim. Às vezes é fácil encontrar as informações que você precisa, mas muitas vezes encontrar algo específico se assemelha a procurar uma agulha no palheiro. Estas oito dicas podem ajudar você a melhorar seus resultados de pesquisa e focalizar mais rapidamente naquilo que você quer.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5peXJ0Zk9zd2VaT0U

Estratégias de leitura

Muitos alunos têm dificuldade de ler porque, apesar de acharem que estão lendo, não estão realmente envolvidos na construção do sentido, quer seja por estarem percorrendo o texto em busca das respostas para as perguntas feitas pelo professor, por estarem processando superficialmente as informações ou mesmo por estarem lendo e esquecendo em seguida. Nessa dica sugerimos alguns processos fundamentais para a compreensão na leitura.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pMUJuMEVRUTU3R3c
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5penpXRERjOHlxc3c
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5paGNWbXZwUUhCNzQ
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pbkpDVTJkemlKR1k
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pSmFGUEJJNjhOYzA

Infográficos sobre leitura online

Essa dica é composta por vários arquivos: cinco imagens e dois PDFs com atividades (um na versão para o aluno e o outro para o professor). As cinco imagens correspondem a infográficos elaborados por alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu (Poslin/FALE/UFMG) com informações sobre leitura online.

Os dois primeiros arquivos tratam das características dos bons e dos maus leitores online, além das habilidades que os alunos devem desenvolver para serem leitores melhores de múltiplas fontes e dicas para os professores para que eles possam contribuir nesse processo de aprendizagem. O terceiro infográfico trata do conceito de multimodalidade, sua relação com o ensino e apresenta estratégias de leitura de textos multimodais. A quarta imagem tem como título "Ideias para incentivar o pensamento crítico dos alunos" e o último infográfico trata de seis etapas fundamentais para se fazer uma boa pesquisa na internet.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pRnc3UTd1NnA4Q0U

Letramento Midiático

Com dicas para lidar com as mídias, o texto apresenta importantes autoras da área da educação midiática (Evelyne Bévort, Maria Luiza Belloni e Renee Hobbs) e traz uma lista de questões consideradas fundamentais para se desenvolver o olhar crítico dos alunos perante as informações.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pN1hMSWxKM3ZGQmM

Manual de Elaboração de Itens para Avaliação de Leitura

A avaliação é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Preparamos este manual para orientar na elaboração de uma avaliação com dicas de como estruturar questões, abertas ou fechadas, para a construção de perguntas claras e objetivas.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pdkhJWUhKUHc3UUk
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pUWZQODlPaG44OWs
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pWFczUUpraE1PeVE
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pYlNhbkdSNlZsN1E
https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pN1hMSWxKM3ZGQmM

Matrizes de Letramento Digital

Esses materiais foram elaborados por alunos do curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino (Poslin/FALE/UFMG) e abordam competências relativas, por exemplo, à funcionalidade das ferramentas tecnológicas, à pesquisa online (como a avaliação e organização dos resultados de busca), à leitura e compreensão das diferentes linguagens presentes nos ambientes digitais, à produção individual e coletiva/colaborativa e à ética e segurança online.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pcFZMR2U1UzJBa3c

O cinema em sala de aula

Produções cinematográficas podem explicar e exemplificar inúmeros temas escolares, motivar os alunos e incentivar ricas discussões. No entanto, é importante, por exemplo, o professor estipular uma tarefa a ser cumprida a partir da exposição, como perguntas a serem respondidas, vinculadas aos assuntos que estão sendo ministrados na sala de aula.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pWHNvczFsczhOWlk

Para a leitura de textos argumentativos

Nessa dica, comentamos sobre o processo de escolha de um texto dissertativo, sugerimos ações para antes e depois da leitura, descrevemos alguns elementos a serem explorados do texto, além de tratarmos de habilidades e estratégias de leitura.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pVmNiWGgwbE5LeUE

Para a leitura de textos narrativos

Para preparar atividades de leitura de textos ou sequências narrativas, tratamos nessa dica sobre os elementos a serem explorados nesse tipo de texto, as habilidades de leitura que podem ser abordadas a partir desse material, além de estratégias para antes, durante e depois da leitura.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pak1pUXZfOVd1VWs

Perguntas de aluno

Saber perguntar é uma habilidade fundamental: quem não tem pergunta não aprende ou tem mais dificuldade para aprender. A partir desse tema, nessa dica nós propomos algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem escolar e o papel do professor na sala de aula.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pLWhwMGhzbzFHSjQ

Perguntas do professor

Misturar perguntas fechadas (com respostas sim ou não, por exemplo) podem ser mais estimulantes na aprendizagem quando intercaladas com outras questões mais elaboradas, capazes de fazer os alunos raciocinarem e buscarem modos de se expressar com mais clareza e profundidade.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pMy1TcFZGYU9fRGs

Pesquisa com final feliz

Uma pesquisa sem instruções claras gera desmotivação nos alunos, confusão por parte dos pais, que não saberão como ajudar seus filhos, e o resultado possivelmente será: a turma entregará informações copiadas do mesmo site, a primeira página que aparecer na busca na internet.

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pdkZ5MWNxOVdZS0E

Preparando aulas de leitura

Essa dica traz uma lista de questões que podem auxiliar na elaboração de atividades de leitura para suas aulas, pois é fundamental ter clareza sobre os objetivos de cada tarefa - e não querer trabalhar tudo ao mesmo tempo!

https://drive.google.com/open?id=0B5vbPjm8AR5pZmlWeC1KWHZEaTQ

Quando os alunos não gostam de ler

Para enfrentar esse tipo de situação é importante considerar a sua própria prática de leitura, os hábitos e as dificuldades de leitura de seus alunos e as atividades que você prepara para suas aulas. As perguntas dessa dica podem ajudá-lo a refletir sobre esses assuntos.